sábado, 4 de abril de 2015

SPLIT NEGATIVO

Ronaldo da Costa split negativo na maratona!
Treino é fundamental para poder chegar ao split negativo.
Esses dias estava conversando com meus alunos sobre um tema bastante recorrente hoje em dia o tal split negativo, essa imagem ao lado do Brasileiro Ronaldo da Costa quando bateu o recorde mundial da maratona ilustra muito bem isso ele correu a primeira metade em 1h 04 minutos e a segunda em incríveis 01 01 minuto fechando em 2h 06 recorde mundial em 1996 ou seja correr a segunda metade da prova mais rápido que a primeira é possível, seja uma prova de 5 km ou até uma maratona, muitos atletas tem em mente aquela ideia de que independente do ritmo que se corra na prova no final vai "quebrar mesmo", porém isso não é verdade, eu venho nos últimos cinco anos correndo as provas desta forma e confesso a vocês que estou sempre melhorando meu tempo, chegando mais inteiro no fim das provas e ultrapassando muitos corredores no fim visto que venho aumentando o ritmo em quanto a maioria já reduziu por começar muito forte.
Para se fazer isso deve-se primeiramente estar bem treinado e com sua percepção de esforço apurada para saber se o ritmo inicial está dentro de suas possibilidades, começar a prova sobrando faz parte do desafio porém não se deve sair em ritmo de trote muito leve, particularmente uso uma fórmula que se deve utilizar quando estamos treinando sempre sem interrupções se de uma prova a outra você treinou mais ou menos vai influenciar e muito nesse método. Pegue seu tempo da última prova exemplo: 10 km em 45 minutos, na próxima prova que for fazer se for em percurso semelhante a anterior proceda da seguinte forma corra os primeiros 5 km entre 22.10 a 22.40 e com certeza se treinou bem entre essas duas provas a sua segunda metade da prova será mais rápida do que a primeira. O quanto? Isso depende de muitos fatores do  treino realizado, do dia, porém com toda certeza serrá melhor, Tente seguir esse parâmetro na sua próxima corrida e me diga o que ocorreu!
E porque isso ocorre? Pois nesse ritmo de 4:30/km provavelmente você está correndo dentro do seu limite aeróbico, não produzindo dessa forma o ácido lático que geralmente é produzido quando se ultrapassa esse limite começando a prova muito forte. Então vai se chegar a metade da prova dentro do seu ritmo de corrida com sobras de substratos energéticos e pouco ácido na musculatura que a essa altura já atingiu uma ótima temperatura de trabalho muscular otimizando sua corrida, aí meu caro é só colocar o pé no acelerador e passar muitos corredores e correr para seu recorde pessoal. Boas corridas a todos. 



Hoje a maioria dos atletas de ponta corre desta forma, dois grande exemplos acima:  Paul Tergat e Haile Gebrselassie







Nenhum comentário:

Postar um comentário