sexta-feira, 23 de agosto de 2013

E quando a “dor no lado” aparece


E quando a “dor no lado” aparece!!!

Você já sentiu aquela famosa “dor no lado“, logo abaixo da costela, enquanto fazia um exercício?

Este incômodo têm alguns nomes, como: dor do lado, dor de atleta ou dor no baço, é comumente sentido pelos iniciantes no esporte mas também pode atingir atletas mais avançados.


Destacamos os principais motivos para o aparecimento dessa dor: 

  • À respiração inadequada. Quando se respira muito superficialmente, o diafragma contrai e relaxa rápido demais, podendo apresentar um espasmo, uma espécie de cãibra que gera as dores.
  • Exercícios muito intensos. Nesses casos, quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso, acontece um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos, o que causa dores e desconfortos principalmente no fígado (lado direito) e no baço (no lado esquerdo).
  • Má postura.
  • Mau condicionamento físico. O corredor, principalmente o iniciante, precisa ficar atento ao ritmo que inicia sua corrida, O ideal é não ultrapassar o limite do corpo e respeitar as adaptações e evoluções no esporte.
  • Estômago muito cheio: também pode fazer com que o diafragma entre em espasmo, pois o músculo toca constantemente no estômago durante a inspiração.


Como evitar?

1. Realize um bom aquecimento antes da prática da atividade física;

2. Movimento respiratório deve ser suave e coordenado com as passadas;

3. Mantenha seu ritmo durante todo o treino ou prova, evitando aumento de velocidade não compatível com seu condicionamento ou nível atlético


E quando ocorrer a dor o que devo fazer?

A solução para diminuir e até acabar com esse tipo de dor é :
  • Reduzir o ritmo de esforço ou caminhar até que a dor desapareça.
  • Intensificar a respiração .Insista em numerosas, fortes e prolongadas expirações, inflando o abdômen e não erguendo os ombros ou estufando o peito.
  • Pressionar ou massageie o local com os dedos.

Fonte: http://www.o2porminuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário