quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fome Zero e Emagrecer Correndo

Passar fome serve apenas para as pessoas esqueléticas longe de ter uma aparência saudável. O ideal para todas as pessoas é viver uma vida com saúde e bem-estar. Portanto parar de comer ou praticar exercícios em excesso está longe de ser apropriado para qualquer pessoa. 

Foto: Ma Silva
Sabemos que durante um treino, assim que se começa a correr o corpo passa por diversas adaptações orgânicas, fisiologicas e neuro-muscular, sendo assim, passa a necessitar de mais energia, no presente momento, o principal combustível no inicio das atividades são os carboidratos. Estudos dizem que após 20 minutos de corrida  moderada, a uma frequência cardíaca máxima de 60% a 75% , a fonte predominante de energia  são as gorduras ou lipídios,nesse segundo momento da corrida.
Dessa forma, se o objetivo é emagrecer, o treino deve ter, no mínimo, 30 minutos, obedecendo a carga, volume e intensidade da corrida.  Além disso, quanto maior for a regularidade nos treinos, maior chances de alcançar os objetivos.

O segredo da perda de peso está ligado intimamente  à frequência cardíaca máxima. No caso do objetivo sendo o emagrecimento,  calcula-se a zona alvo de treinamento baseando-se na a freqüência cardíaca máxima(FCMax) do indivíduo ,  que deve ficar entre 60% e 75% de sua frequência máxima. Portanto, devemos saber qual é a nossa frequência cardíaca máxima, antes de iniciar o treino de corrida. Esse valor variar de pessoa para pessoa mesmo elas sendo de mesma idade e peso, o que corrobora a ideia de que um profissional que auxilie na atividade é fundamental. 

Um cálculo simples pode ser utilizado de maneira geral é, basta fazer:

Frequência cardíaca máxima (FCmáx) = 220 menos sua a idade. 

Por exemplo, se você possui 32 anos, a conta será: 

220 menos 32, que resulta em 188 – essa será sua frequência cardíaca máxima.

Nesse nesse exemplo, para perder peso, você deverá se manter, por pelo menos meia hora de atividade, com os batimentos entre 112 (60%) e 141 (75%).

O modo mais preciso de verificá-los esse batimentos é através de um monitor cardíaco.

Observamos que a corrida não deve aumentar sua fome, pelo contrário, está entre as atividades que mais inibem o apetite. Isso porque, como exercício aeróbico, estimula a produção de leptina, proteína que age no sistema nervoso central promovendo menor ingestão alimentar e acelerando o metabolismo.

Qualquer exercício pode representar um ganho à saúde, mas quando se trata de perder peso é difícil superar a corrida. Afinal, correr é uma das maneiras mais eficientes para queimar calorias e ficar em forma sem ter que restringir muito a dieta.

Listamos abaixo alguns benefícios para perder peso correndo:
  • A corrida funciona mesmo quando você está em repouso. Exercícios de alta intensidade, como correr, estimulam mais a queima ‘após o estímulo’ do que as atividades de baixa intensidade. 
  • Otimiza o tempo. O gasto calórico total de um período de corrida é muito maior que a maioria das atividades aeróbicas, isto é, num mesmo período de tempo, você gasta muito mais calorias correndo do que a maioria das outras atividades.
  • Correr é barato. Você pode fazer isso sozinho, só precisa de um pouco de orientação e um bom tênis de corrida.
  • Melhora o humor. A primeira regra do exercício para perda de peso é que se você não gosta da atividade que faz vai acabar desanimando e pulando fora, o que não ocorre tão facilmente para aqueles que escolheram a corrida. Juntamente com a endorfina algumas substâncias produzidas pelo nosso corpo são são responsáveis pela inundação ocasional de euforia que ocorre durante uma corrida difícil. Isso é variável de pessoa para pessoa mas foi essa sensação de prazer que você sentiu após o término de sua última corrida que lhe fez querer correr mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário