quinta-feira, 16 de julho de 2015

Alimentação X Suplementação



Não há dúvidas de que a alimentação influencia no desempenho de esportistas e praticantes de atividade física.
Sobre esse tema, sobra informação e falta tempo para colocar em prática tudo o que se lê. A rotina muitas vezes não permite que o desempenho seja o melhor e nesse contexto entram os suplementos alimentares com a proposta de serem práticos e suprir qualquer deficiência da alimentação. Muitas vezes, as pessoas acabam usando um suplemento que tem um nutriente em uma concentração que não é o indicado para seu caso. Essa suplementação desnecessária pode ocasionar deficiências ou excessos no organismo e nem sempre geram um aumento de desempenho ou ausência das consequências negativas do excesso de treino.
As indicações dietéticas diferem muito para cada individuo e modalidade praticada, assim como intensidade de treinos, sendo assim, não existe um suplemento capaz de englobar tudo o que o atleta e praticante de atividade física precisa.
Uma dieta balanceada é mais importante do que um único produto para atingir o objetivo.

Alguns alimentos estão relacionados com o aumento do desempenho, principalmente os alimentos funcionais. 
Alimento funcional é um conceito dado ao alimento que tem a capacidade de modular várias funções no corpo e participar na manutenção de um estado de saúde ao atuar na redução do risco de desenvolver doenças.
O alimento funcional é interessante para o atleta ou praticante de atividade física tanto para melhorar o desempenho como minimizar os efeitos indesejáveis a curto e longo prazo causados pelo exercício intenso, como distúrbios do funcionamento do sistema reprodutor feminino, estresse oxidativo, disfunção imune, problemas ósseos e articulares lesão muscular e distúrbios gastrointestinais.
Alguns erros comuns cometidos por usuários de suplementos sem prescrição são:
Uso de pré treino/termogênicos continuamente: Esses suplementosprometem dar energia para a realização do treino. Porém o uso constante faz com que o corpo acostume e você sempre estará em busca de novas opções ou de doses maiores para conseguir o efeito inicial e esse excesso pode trazer malefícios.
Uma sugestão alimentar pra suprir esse efeito é o uso do chá verde, café e óleos ricos em TCM, visto que esses alimentos aumentam a oxidação de gordura durante o treino, melhorando a energia naturalmente.
Abuso no consumo de Whey. Por ser um suplemento de proteína, muitas pessoas abusam no seu consumo. Esse excesso pode acarretar em disfunções gástricas, acne, sobrecargas hepáticas e renais e acúmulo de gordura corporal. Nem sempre o consumo de Whey é necessário e quando necessário, é importante calcular a dosagem exata para complementar a quantidade de proteína na dieta é isso é o suficiente para garantir os resultados prometidos por esse suplemento.
Uma sugestão para substituir esse suplemento é a inclusão de ovos, frango, peixe de forma equilibrada na dieta.
Uso de repositores energéticos, bebidas carboidratadas e suplementos hidroeletrolíticos em atividades físicas curtas até uma hora.  Durante a corrida curta, não há necessidade do uso de bebidas com carboidratos e hidroeletrolíticos para reposição, pois o glicogênioarmazenado mais a gordura já suprem a necessidade e as perdas de sais minerais durante um treino curto não é suficiente para justificar a suplementação.
A Falta de energia pode ser consequência de outras carências.
Uma sugestão para suprir as perdas de hidroeletrolíticos durante o exercício é a água de coco e para suprir a falta de energia é a inclusão de alimentos de baixo índice glicêmico ao longo do dia.
Para que a suplementação seja realmente eficaz e para que a alimentação não seja negligenciada, causando falhas no exercício, é importante o acompanhamento de um profissional capacitado.
Procure uma nutricionista para melhorar a desempenho e aproveitar todos os benefícios que esse esporte pode trazer para o organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário