quinta-feira, 30 de julho de 2015

O QUE CONSUMIR NO PRÉ E PÓS-TREINO



Vamos dar continuidade ao tema da valorização da alimentação na nutrição esportiva.
A dúvida de 100% dos atletas e praticantes de atividade física sem uma orientação especifica é: O QUE COMER ANTES E DEPOIS DO EXERCÍCIO.
Já sabemos que não só o que se come antes e depois do exercício é o que determina o rendimento, mas sim o que se come ao longo do dia. Toda atividade física, mantém o corpo ativado por um tempo e dependendo da intensidade, modalidade e frequência,se a recuperação através da alimentação não for feita de forma adequada, não é o pré e pós treino que vai salvá-lo.
Porémé claro que o que consumimos antes e depois do exercício é essencial para a melhora do rendimento. Tendo uma alimentação adequada, mas não programando as refeições pré e pós-treinamento o rendimento também pode ser prejudicado. Portanto o ideal é sempre equilíbrio e conhecimento.

Mas então o que devo consumir nesses horários?

Uma sugestão simples: SUCO DE BETERRABA

A beterraba possui carboidratos complexos, vitamina A, B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Mas, além de todas essas vantagens para a saúde, a beterraba pode te ajudar, ainda, a ganhar desempenho. O suco do vegetal pode melhorar o desempenho de 5 a 10%, recuperar os músculos até 10% mais rápido e aumentar a resistência em 16%.
Isso acontece porque a beterraba é rica em nitrato, substância que é metabolizada e transformada em óxido nítrico no organismo e promove maior vasodilatação, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos. Contém, ainda, a betaína, substância responsável por reduzir a fadiga muscular em atletas de alta performance e aumentar a força muscular, além de reduzir a ação inflamatória.
A melhor maneira de aproveitar os benefícios da beterraba é consumi-la crua. No pré-treino, o atleta pode usá-la como fonte de energia e vasodilatadora; no pós-treino, para melhorar a recuperação. O suco de beterraba auxilia na melhora da absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio.
Corredores: Consumir 200g de beterraba antes da corrida (1 hora antes) ajuda a correr 3% mais rápido – aumento observado nos dois últimos quilômetros do treino.

Sugestão pré treino:

Suco de beterraba com laranja e cenoura:
1 beterraba crua pequena
Suco de 1 limão
1/2 cenoura
Suco de 2 laranjas
100 a 150 ml de água de coco.

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

Sugestão pós treino:

Suco de beterraba com laranja e cenoura:
1 beterraba crua pequena
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de mel
1 banana pequena
100 a 150 ml de água de coco.

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida

 


2 comentários: