sábado, 14 de setembro de 2013

Melhorando o seu desempenho

Veja algumas dicas que podem (e irão) melhorar o seu desempenho na corrida (educador físico) que o auxilie em seus treinamentos.


A AVALIAÇÃO MÉDICA
É de extrema importância passar por uma avaliação médica especializada, onde através de testes cardiológicos, análises ortopédicas e a avaliação nutricional, você receba todo o subsídio profissional necessário para a realização de uma corrida com qualidade, evitando assim, problemas de saúde e lesões. Além de direcionar o seu treino de forma adequada para o seu objetivo.



OS TREINAMENTOS 
  • Princípio da individualidade biológica - É o treinamento adequado às suas características fisiológicas individuais, como por exemplo: freqüência cardíaca, VO2máx, limiares de treinamento. Esses parâmetros deverão ser obtidos mediante a realização de uma avaliação física.
  • Princípio do aumento progressivo de cargas - Mostra que um aumento gradativo de cargas tem grande influência no resultado final de um treinamento, principalmente em provas de Meia Maratona e Maratona, onde as rodagens sugeridas em treinamento são mais altas do que as das provas de 10km. Essas cargas podem ser interpretadas como sendo o volume (distância a ser percorrida em um treinamento) e intensidade (velocidade em que será percorrida essa distância).
  • Princípio da super compensação - Respeite o período de descanso (recuperação) adequado, que serve tanto para a restauração dos substratos energéticos (glicogênio) e líquidos corporais como também para a recuperação das fibras musculares desgastadas durante a corrida.

Respeitar o treinamento adequado às suas característica é fundamental para o seu avanço como corredor. Para isso é preciso dedicação, paciência e disciplina.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário