segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Treinamento funcional: Um avanço para a sua corrida!

Para se iniciar ou dar continuidade a uma atividade física como a corrida, você necessitará de cuidados mínimos com suas articulações, isto é, fortalecer seus músculos e suas articulações. Comece procurando um  professor competente que entenda de corrida e que tenha experiência nesta atividade para programar seu treino de forma adequada, sem atropelo no processo de progressão da corrida.

Fonte: www.diariodamanha.com
Se você já está sentindo algum tipo de dor, lembre-se que, se há dor, alguma coisa está errada e, ninguém precisa sentir dor para que possa exercer o seu treino e praticar o esporte que se gosta. A musculação,previne contra  as dores, incômodos e a fraqueza muscular,  que podem surgir ao longo dos treinos. 

Deixe para trás exercícios que movimente apenas uma articulação e/ou um músculo. Seu corpo sempre utilizará vários músculos ao mesmo tempo para se movimentar ou fazer força. É incompreensível ver um corredor fazendo os mesmo exercícios que um fisiculturista faz.

A preparação física em qualquer esporte deve ser realizada com o objetivo de melhorar o rendimento esportivo sem gerar lesões. Esse é um princípio fundamental na preparação física. O ganho de massa muscular é imprescindível, mas não é o único objetivo. Exercícios que geram força global, são transferidos de forma mais natural e correta do que exercícios de força isolada. 

Os exercícios funcionais contribuem para o equilíbrio, o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora e a flexibilidade. Além de aprimorar suas corridas e ajudar nas suas tarefas diárias.

O treino também proporciona um bom fortalecimento, principalmente dos membros inferiores e das regiões lombar e abdominal. E isso acontece de forma dinâmica e bastante direcionada à prática de corrida.

O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica a partir de exames clínicos e uma avaliação física. Ao iniciar esse tipo de trabalho, comece com exercícios mais simples para os mais complexos. Aumente a intensidade e dificuldade dos movimentos com o tempo de treinamento.Sugere-se no inicio de treinamento  funcional utilizar  o peso do próprio corpo como carga, de forma progressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário