sexta-feira, 28 de março de 2014

A psicologia do emagrecimento

Fonte: http://www.suacorrida.com.br

O emocional é decisivo no processo de perda de peso. Veja algumas dicas para não se autoboicotar e emagrecer de forma definitiva
Foto: Thinkstock

Você está sempre de dieta, querendo emagrecer, mas os resultados nunca aparecem? O problema pode não estar apenas na alimentação inadequada ou na falta de atividades físicas. Seu psicológico pode estar jogando contra seus objetivos! Para impedir que você caia nessa armadilha, o psicólogo Marco Antonio De Tommaso dá algumas dicas que contribuem para um emagrecimento saudável e definitivo. 

Confira:
- Pense em emagrecer e permanecer magro. 

- Não em perder algum peso por algum tempo.

- Lembre-se de proceder todos os dias como se estivesse no primeiro, em qualquer programa de emagrecimento em que se engaje.

- Troque “o regime” por orientação nutricional.

- Não tenha pressa. Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.

- Troque o “peso ideal” por um peso viável. Que tal um peso, dentro de seu peso clínico, no qual se sinta bonito e atraente?

- Lembre-se: você precisa gostar de si mesmo para emagrecer, não emagrecer para gostar de si mesmo. Quem não tem uma boa autoestima, não emagrece.

- Cuide do processo, o emagrecimento virá como consequência!

- Se você come por ansiedade, estresse ou por qualquer outra emoção, precisará trabalhar essa emoção para emagrecer. Um terapeuta pode ajudar bastante. 

- Faça atividade física! O melhor exercício físico é aquele que, mesmo cansado hoje, você tenha vontade de fazer amanhã! 

- Lembre-se que a endorfina, uma “droga do bem” produzida por seu cérebro quando se exercita, traz prazer e ajuda no emagrecimento.

- Faça da comida um prazer, mas não o maior prazer. Desenvolva outras fontes de gratificação.
Encare os erros como oportunidades de aprendizado, não como catástrofes.

- Lembre-se do mandamento maior quando se fala em autoestima: não se lamente, faça!

- Cuidado com “dietas loucas”, da moda. Não existem milagres!

- Lembre-se que sua imagem muda antes de sua autoimagem (a maneira pela qual você se vê acompanhada de suas emoções a respeito).

- Engolir sapos engorda! Desenvolva a assertividade, capacidade de reivindicar seus direitos adequadamente, respeitando o dos outros. De se posicionar de maneira afirmativa, não agressiva ou omissa.

- Como estão suas emoções? Você as leva ao prato? Não se cura ansiedade e tristeza com comida.

- Pratique alguma forma de relaxamento.

- O emagrecimento deve vir de dentro para fora. A cabeça precisa estar magra para que o corpo emagreça. Esse é o papel da psicologia no emagrecimento.

- Você quer mesmo emagrecer? Muitas pessoas têm “benefícios” permanecendo gordas, sem, é claro, terem consciência disso.

- Você sabe o que fazer, mas não consegue. Tem longo histórico de obesidade ou sobrepeso, engorda e emagrece, come compulsivamente (muitas vezes, à noite, sem fome), sente-se culpada…

- Está na hora de incluir a psicologia no seu programa de emagrecimento!

- Emagrecimento se baseia em três fatores: reorientação nutricional, atividade física e equilíbrio psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário