sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

8 sinais do corpo para você descansar

Correr demais pode ser um problema e o organismo emite alertas para mostrar a hora de parar

Fonte: http://o2porminuto.ativo.com
De Olavo Guerra




Todos sabem da importância dos exercícios físicos para a vida das pessoas. Mas uma velha máxima também se aplica às atividades físicas: tudo em excesso faz mal. Há muitos “fominhas” no mundo da corrida que se esquecem do valor que o descanso tem para um melhor rendimento.

Ninguém melhor do que o nosso próprio corpo pode responder se estamos treinando demais. Ele dá diversos indícios que nem sempre são respeitados. O diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, Rodrigo Lobo, de São Bernardo do Campo (SP), listou oito alertas do organismo para tirar o tênis e repousar.

1 – Interferência negativa nas atividades cotidianas
“O excesso de treino pode atrapalhar o lado profissional, a relação familiar e com os amigos, além de inúmeras situações do dia a dia”, conta Lobo. Não deixe de sair, conversar ou estudar para correr mais um pouquinho.

2 – Queda de imunidade
“O organismo cansado fica mais suscetível à doenças”, lembra o treinador. Se pegar um resfriado ou outra enfermidade que não costuma te atingir, pode ser que está se esforçando mais do que deveria.

3 – Fragilidade física
“Abre-se uma janela para o aparecimento de lesões”, diz. “O corpo perde a capacidade de atenuar a sobrecarga mecânica.” Ou seja, se correr de forma exagerada, pode se contundir e ficar muito mais tempo parado.

4 – Sono desregulado
Tanto a insônia, quanto o excesso de sono podem ser os sinais. “O organismo não consegue relaxar ou não é capaz de despertar para treinos e atividades cotidianas.” Dormir bem todas as noites é fundamental na vida de qualquer pessoa – inclusive dos atletas.

5 – Indisposição e desmotivação para treinar
“Mesmo que seja um treino curto, o corredor perde a vontade de fazê-lo qualidade”, comenta. A atividade perde o sentido e falta prazer ao calçar os tênis e sair para correr.

6 – Mudança de humor
“É um dos sinais mais evidentes”, afirma Lobo. “Aumenta a possibilidade de atritos e discussões no ambiente familiar e de trabalho.”

7 – Perda de performance
“Esse é outro alerta muito claro que o corpo sinaliza”, garante Lobo. “A queda de rendimento nos treinos é evidente, devido a diversos fatores, como a fadiga muscular e a desregulação hormonal.”

8 – Aumento da frequência cardíaca em repouso
Esse sinal pode ser um problema. “O corpo perde a capacidade de se acalmar e ajustar o metabolismo”, explica o treinador. Se em repouso o batimento cardíaco está mais alto do que o normal, consequentemente durante a corrida – ou qualquer outro esforço físico – ele estará mais elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário