domingo, 19 de janeiro de 2014

O lado mental do treinamento

Fonte: Guia Runner's World de corrida de rua

Qualquer corredor mais experiente já percebeu que corredor é uma tarefa tanto física quanto mental. Seu corpo pode estar completamente preparado mas se sua mente não estiver adequadamente fortalecida todo o seu esforço físico pode ter sido em vão.

Eis aqui como superar os quatro bloqueios mentais mais comuns que os corredores enfrentam:

Obstáculo mental: Você inicia seu programa de treinamento com energia ilimitada mas dentro de poucos semanas o simples ato de amarrar os tênis já parece uma tarefa desagradável.

Elimine: Colocar toda sua energia no início de um programa é como começar uma corrida correndo na sua velocidade máxima. Você não terá energia suficiente para terminar a prova em ritmo forte ou para simplesmente terminá-la. Excitação inicial é ótimo mas você precisa controlar os seus sentimentos e dividí-los ao longo de todos o seu treinamento. 

Se você estiver fazendo um programa de maratona de 16 semanas, por exemplo, 4 meses é muito tempo para esperar pela "recompensa", programe uma prova de meia-maratona na metade do seu treinamento para ajudá-lo a manter focado e motivado. Também pode autossubornar-se, como por exemplo, prometer uma massagem no final da prova.

Obstáculo mental: Você fica tão estressado com a ansiedade de obter um bom desempenho que não é capaz de relaxar e curtir a experiência da prova.

Elimine: Corredores que possuem esse obstáculo geralmente são aqueles envolvidos com metas de tempo. Não perca de vista outros motivos que o levam a correr - saúde, realização pessoal, interação, etc. Para aliviar a pressão do dia da prova, recomenda-se estabelecer três níveis de metas: seu cenário ideal, resultados que o fariam feliz e um resultado que você poderia aceitar. Mantenha o seu cenário ideal apenas para si mesmo.

Obstáculo mental: Você luta para equilibrar corrida, trabalho e família.

Elimine: Você pode ter sido capaz de dedicar 15horas por semana à corrida - quando você não tem três filhos e um cargo de emprego. Estabelecer metas que não refletem o seu atual estilo de vida conduzem a decepções. Não há motivo para desistir da corrida mas mudar para um plano de treinamento de 3 dias ou focar-se temporariamente em provas menores de 5km ou 10km podem fazer com que você se sinta mais realizado em todos os aspectos de sua vida. Considere também maneiras de se sentir mais próximo de sua família, sem se isolar ou afastar as pessoas queridas. Por exemplo, peça para seu companheiro pedalar junto com você enquanto você corre ou tirar fotos suas correndo, peça para que seus filhos façam placas de motivação para o dia da prova e, depois os leve para jantar ou assistir um filme que eles escolheram e certifique-se que no próximo evento deles você será o maior torcedor deles.
Obstáculo mental: Você está preso a um programa de treinamento, não importa o que acontecer.

Elimine: Corredores são reconhecidamente inflexíveis muitos deles obedecem a seus planos acima de seus próprios corpos, colocando-se em risco de lesões.  Os corredores tendem a cobrar mais de si mesmos do que um treinador cobraria. Pergunte a si mesmo se um treinador cobraria de você, o que você mesmo está se cobrando e use essas ideias como parâmetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário