segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A arte inspirando a vida!

Por Daniela Guedes. www.saraivaconteudo.com.br
Carruagens de fogo

Que a corrida de rua é considerada um dos esportes mais populares e democráticos do mundo, todos já sabem; e que essa modalidade também não passou despercebida pela sétima arte e pelas letras, também. Na história do cinema, muitos títulos fazem referência direta ou indireta ao esporte e servem de inspiração para quem gosta ou já é adepto à prática da corrida.

Já na literatura, os títulos vão desde relatos pessoais de superação, biografias de grandes ídolos da corrida, até as histórias mais comuns, que retratam programas de treinamento.

Para ajudar os atletas e apreciadores do gênero, o SaraivaConteúdo resolveu pedir algumas dicas para quem não só pratica o esporte, mas também escreve sobre ele. E vamos combinar que não existe nada melhor para aproveitar o intervalo entre as provas e treinos do que ler um bom livro ou assistir a um filme sobre o tema. Então, vamos às dicas.

Yara Achôa, jornalista especializada em temas como esporte, saúde e qualidade de vida. Corredora há sete anos.



Filmes:

Forrest Gump – O contador de histórias. “O filme é antigo (1994), mas é sempre uma delícia de assistir. Forrest Gump (Tom Hanks) é um cara comum que começa a correr simplesmente porque sente vontade. E passa a ser seguido por uma multidão, que vibra com suas passadas e o incentiva: ‘Corra, Forrest, Corra’. Mas, de repente, após ‘três anos, dois meses, catorze dias e seis horas’, ele para. Recomendo porque acho que todo corredor já passou por isso: correr só porque deu vontade e parar porque também deu vontade. E também porque as cenas em que Forrest corre são ótimas”.


Maratona do Amor (Run Fat Boy Run). “Esse filme de 2008 é do tipo ‘água com açúcar’, mas tem a corrida como tema, e eu acabei me identificando. Na história, Dennis (Simon Pegg) é um cara sedentário, atrapalhado e nunca termina algo que começou. Quando descobre que a ex-namorada está com um cara que ‘corre maratonas’, resolve desafiá-lo. Recomendo porque o filme é engraçado e a gente se identifica em muitos momentos. A primeira corridinha também é hilária: ele sai correndo forte uns 50 metros e para, quase morrendo. Mas olha para o relógio e diz: ‘Nada mal’”.







The Long Run (2001), dirigido por Jean Stewart. “Docudrama contando a história da primeira mulher negra sul-africana a correr a ultramaratona de Comrades. Berry (Armin Mueller-Stahl), um treinador de atletismo fracassado, mas apaixonado pelo seu trabalho, encontra uma última oportunidade de alcançar o sucesso quando conhece Christine (Nthati Moshesh), uma atleta tão rápida quanto rebelde. A história é emocionante e muito inspiradora”.






The Athlete (2010), dirigido por Davey Frankel e Rasselas Lakew. “Biografia de Abebe Bikila, focando principalmente nos últimos anos da vida do atleta. Eu adorei, mas acho que qualquer corredor iria apreciar o filme. O filme conta a trajetória de Bikila, começando, é claro, por imagens da maratona de Roma, talvez a mais sensacional da história das Olimpíadas. Também não foge de mostrar a dolorida vida do atleta depois dos tempos de glória”.

Carruagens de Fogo (1981). “Filme dos anos 80 que até hoje desperta interesse no público. O filme é um clássico, tanto que nas Olimpíadas de Londres, em 2012, vários cinemas da cidade exibiram o longa, a história de dois jovens atletas durante as competições das Olimpíadas de Paris, em 1924”.

Marathon Boy (2010). “Sensação no circuito internacional e melhor documentário da Mostra de São Paulo em 2011, o filme é instigante e, ao mesmo tempo, revoltante. A história verídica descreve a vida de um menino indiano (Budhia Singh) que, castigado em um primeiro momento pelo pai adotivo, sonha em ser o primeiro maratonista campeão olímpico pela Índia. Eu recomendo”.



Livros:

Do que eu Falo quando Falo de Corrida (Alfaguara/Objetiva), de Haruki Murakami. “Nesse livro, ele faz um relato pessoal sobre como a corrida influenciou sua vida e, sobretudo, seu texto. A narrativa é gostosa, sensível, filosófica. Os sentimentos que ele expressa são muito próximos aos dos corredores em geral. Está entre meus livros preferidos de todos os gêneros”.

O Ultramaratonista (Rocco), de Dean Karnazes. “Entediado com o cotidiano de alto executivo, no dia em que completou 30 anos, Karnazes deu uma guinada em sua vida. Sem calçar um par de tênis há 15 anos, ele simplesmente saiu correndo por 48 km, totalizando sete horas sem parar. O resultado foi muitas bolhas nos pés e uma nova vida pela frente. É um livro altamente inspirador. Não dá para não viajar em suas histórias e não se perguntar: como é que ele consegue?”


Barefoot Runner: The Life of Marathon Champion Abebe Bikila (Paperback), de Paul Rambali. “Melhor e mais emocionante livro sobre corridas que já li, conta a história de Abebe Bikila, o primeiro africano negro a vencer uma maratona. A Maratona Olímpica de Roma, em 1960. Naquela prova, ele correu descalço”.

50 maratonas em 50 dias (Leblon), de Dean Karnazes. “O americano Dean Karnazes, considerado um ícone no mundo das corridas, relata o que foi esse projeto de correr 42 km todos os dias durante 50 dias pelos Estados Unidos. Ele conta como sua equipe conseguiu organizar um calendário de provas e as dificuldades em cada uma dessas corridas”.

Do que Eu Falo Quando eu Falo de Corrida (Alfaguara/Objetiva), de Haruki Murakami. “Leitura obrigatória para quem corre. Com uma narrativa interessante, Murakami conta suas experiências no mundo da corrida e o que ele sentia em cada momento. Destaco uma passagem que considero muito interessante no livro: o percurso que deu origem às maratonas, entre a cidade de Maratona e Atenas, que ele fez fora de uma prova”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário