Fonte: http://www.corredortrainer.com.br/
Durante as provas ou treinos longos, é comum os atletas utilizarem carboidratos em gel, isotônicos para repor osnutrientes que estão sendo perdidos durante a prática da atividade física.
Fácil de manusear, o carboidrato em gel tornou-se item obrigatório para muitos corredores. Mas a combinação desse suplemento com as bebidas isotônicas pode trazer perigos aos atletas.
Segundo os nutricionistas esportivos, a combinação pode causar problemas gastrointestinais e até alteração na pressão arterial. O consumo combinado dos dois suplementos faz com que a concentração de carboidratos aumente muito durante a prova, causando desconforto aos atletas.
O recomendado é ingerir o carboidrato em gel com água e deixar a bebida isotônica para outro momento da prova. Lembre-se de dar um bom intervalo de tempo entre os dois. Se o corredor utiliza géis de carboidrato com mix de vitaminas e minerais, não há necessidade de usar o isotônico.
Atenção à hidratação durante a prova
Em provas longas, deve-se redobrar a atenção com a hidratação e areposição dos nutrientes. Confira algumas dicas:
- Tome entre 300 e 500 ml de água duas horas antes da largada;
- 15 minutos antes da prova, utilize um sachê de carboidrato em gel ou coma até 6 jujubas;
- Beba água em todos os postos de hidratação. Aproveite para jogar água na cabeça e nuca, para auxiliar no resfriamento do corpo;
- A cada 7 ou 8 km de prova reforce o consumo de carboidratos, com o sachê em gel, jujuba ou bebida isotônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário