quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alguns aspectos nutricionais

Fonte: Treinamento de corrida de rua: Uma abordagem fisiológica e metodológica de Alexandre Lopes Evangelista.

Como já sabemos a corrida exige muito do atleta e, além do treino, é essencia que o corredor cuide de sua alimentação. Durante uma corrida, um corredor pode utilizar com fonte de energia não só os carboidratos mas também as proteínas e os lipídios (gordura). Já a caloria é a energia do organismo, a qual provém da combustão orgânica sofrida pelos alimentos. Quando a excesso dessa energia, ela é armazenada na forma de gordura.



Vamos dar uma breve explicação do que significa cada uma dessas fontes de energia:

1. Carboidratos: É um dos compostos mais abundantes nos alimentos. Um carboidrato é um armazenador de caloria cada grama de carboidrato fornece 4Kcal para o nosso organismo. Eles constituem o combustível do corpo utilizado para a contração muscular e para a melhora do desempenho do atleta e sua energia pode ser liberada no interior do músculo em atividade a uma velocidade três vezes maior do que a energia derivada da gordura. Suas reservas no organismo são limitadas e, quando esgotadas impedem o atleta de praticar exercícios intensos, já que tal esgotamento pode levar a fadiga.

2. Proteína: O excesso de proteína no organismo é utilizado para a síntese de energia e de tecidos ou é armazenado na forma de gordura.

3. Lipídios (ou gordura): Os lipídios são ótimos armazenadores de energia. Cada camada subcutânea de gordura produz um efeito isolante, reduzindo a perda de calor do corpo para o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário