Correr é uma das atividades mais comuns e, portanto começar a correr não é uma tarefa tão difícil mesmo quando não estamos fisicamente preparados.
Qualquer que seja o motivo para iniciar a atividade, podemos aproveitar o fluxo crescente da atividade e começar desde já a correr.
Um dos maiores obstáculos para o início será a insegurança pois, por ser uma atividade essencialmente aeróbica, a maior dificuldade será a superação dos próprios desafios. Dessa forma, os estímulos devem ser frequentes para garantir a adaptação e continuidade da atividade.
Gostaríamos de ressaltar que a corrida orientada por um profissional ajuda a alcançar os seus objetivos, além de garantir uma atividade segura evitando riscos de lesões. Procure sempre um professor.
 |
Foto: Ma Silva |
Seguem algumas dicas para você arrasar no começo de suas corridas:
Antes de começar:
- Procure um médico e avalie o seu estado de saúde. Procure verificar suas articulações e seu sistema cardiovascular.
- Procure obter o equipamento adequado (o que não significa o mais caro) para o seu tipo físico e o seu tipo de pisada. Além disso, procure um tênis de corrida em uma loja especializada.
- Use roupas leves e que facilitem a transpiração.
- Escolha um lugar seguro para a sua corrida longe dos carros. Parques e praças são os mais indicados.
Começando a correr:
- Faça alongamentos antes e depois de correr.
- O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.
- Comece cada sessão de treino com o aquecimento de 10 minutos, isso pode ser feito com uma caminhada em um terreno plano.
- Use intervalos de intensidade, alterne a corrida com a caminhada durante uma sessão de treino.
- À medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida e diminuir o tempo de descanso ativo.
Dando continuidade:
- Procure correr 3 vezes por semana e com dias intercalados permitindo a recuperação entre as sessões de corrida.
- Mantenha a postura: relaxe as suas mãos e mantenha a postura. Evite balançar-se e tente pousar suavemente no solo de forma a reduzir a pressão nos joelhos e nas articulações.
- Respire com naturalidade ou concentre-se numa técnica de respiração. Uma técnica bastante utilizada é a de inspirar pelo nariz, expandindo completamente os pulmões e expirando pela boca bem aberta. Expirar pela boca permite que o seu corpo se livre com menos esforço de dióxido de carbono e de calor corporal.
- Encontre parceiros: Correr com alguém ou em grupos aumenta a sua motivação para correr. Especialmente no início. Quando correr num grupo, tente manter-se no mesmo passo que os outros, acelere quando eles aceleram mas só se sentir confortável para o fazer. Não se force.
Divirta-se!