sábado, 28 de dezembro de 2013

Overtraining: Como reconhecer, evitar e recuperar.

Fonte: http://nutricao.pekool.com.br,

É o nome dado a uma fase de treinamento onde o corpo não consegue se recuperar do estresse gerado pela prática de atividade física.
 Trata-se de uma condição gerada pelo excesso de exercícios, associada à falta de descanso e acompanhado de uma alimentação incorreta.


Sintomas do overtraining:

- Diminuição da performance desportiva. Se você notar que está diminuindo suas cargas e repetições na academia, então provavelmente isso é falta de descanso.

- Mais esforço para realizar exercícios que você sempre fez de forma mais fácil. Por exemplo, se você sempre correu na esteira a 120 bpm (batidas por minuto) e ultimamente está marcando 150 bpm, provavelmente você está em overtraining.

- Sentir cansaço frequentemente ao longo do dia. Isso pode ser um alerta do seu corpo lhe dizendo que está na altura de descansar um pouco mais.

- Sentir dores musculares contínuas. É bom sentir a dor muscular tardia, é sinal que você desafiou seu corpo no último treino. Essa dor é normal prevalecer até 2/3 dias depois do treino. No entanto, se as dores musculares demoram para desaparecer e você está sempre indo novamente treinar ainda com dores, pode ser sinal de que entrou em overtraining.

- Diminuição da concentração. Quando uma pessoa está em overtraining, não é só o lado físico que é afetado, mas também o mental.

- Perda de peso. Se você não estiver treinando para perder peso e mesmo assim estiver perdendo peso (proveniente de massa magra, não de gordura), provavelmente está treinando muito e se alimentando e descansando mal. Você está em overtraining.


Como prevenir e se recuperar do overtraining
overtraining
- Se você estiver em estado de treino excessivo, naturalmente que deverá procurar descansar. Esteja pelo menos uma semana sem treinar, dê descanso total a seu corpo. Procure dormir entre 8 a 9 horas por dia, para dar oportunidade ao corpo para recuperar.

- É importante você fazer uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, carboidratos de absorção lenta e proteínas. Frutas, legumes e cereais integrais deverão fazer parte do seu cotidiano. Evite as gorduras saturadas e trans e minimize o consumo de bebidas alcoólicas.

- Existem suplementos que poderão ajudar sua recuperação. Por exemplo, o multivitamínico encaixaria muito bem aqui. O whey protein contém aminoácidos essenciais para reparar as fibras musculares danificadas pelo excesso de treino. A glutamina é muito importante pois as células imunológicas usam ela como fonte de energia.

- Se você é um atleta, você deve parar de tomar qualquer um dos suplementos que você está tomando? Ora, se for suplementos de proteína, creatina, aminoácidos, HMB, Glutamina, ou outros auxiliando na sua recuperação, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário