quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Você sabe adaptar o treino às férias?

Fonte: http://www.minhavida.com.br

Aprenda a não cair no sedentarismo mesmo durante a viagem

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 20/12/2013

Sair de férias e viajar - a época é perfeita para esquecer os problemas, mas não o treino. "Ao interromper o exercício por mais de 15 dias, perde-se tudo aquilo que se estava ganhando", conta Marcus Mattos, professor de educação física do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro. "Por isso, o importante é não parar e ter disciplina." 

Que tal ver nas férias uma oportunidade de, além de manter a prática em dia, curtir novas condições de treino? "Situações e lugares diferentes podem ser bons estímulos para a prática de atividade física, principalmente atividades ao ar livre", conta o treinador físico Jairo Diógenes, da Fitness Together, em São Paulo. 

Veja algumas dicas:

  1. Visite os pontos turísticos a pé: Faça uma caminhada nas férias enquanto conhece um lugar novo. "Mas nada de fazer uma caminhada leve demais, o exercício deve ser de moderado a intenso, para que surta efeito, além de um tempo considerável, como meia hora", conta Marcus Mattos. Não se esqueça também de caminhar usando roupas adequadas e se hidratando bem. Dependendo do condicionamento físico do praticante, uma caminhada leve pode gastar de 250 a 300 calorias. Uma alternativa também é, dependendo do destino da viagem, fazer uma trilha. "Além de conhecer um lugar novo, o exercício é intenso".
  2. Como o hotel pode ajudar na hora de manter as atividades físicas em dia? Um hotel muito longe, na verdade, pode atrapalhar o seu humor por demorar muito tempo para chegar a qualquer ponto turístico. Uma boa dica na hora de escolher um hotel é ver se ele é equipado com academia. "Hotéis com academia podem ser decisivos para a manutenção da prática de exercícios durante um passeio turístico, na medida em que permitem aos hóspedes praticarem algum tipo de atividade física mesmo em dias de chuva", diz Jairo Diógenes. Para Marcus Mattos, é possível pedir ao seu personal trainer regular que elabore um plano de treino para ser seguido durante a folga. "Se você treina cinco vezes por semana, é possível treinar apenas três durante as férias. O importante é não parar", diz.]
  3. O que fazer quando o hotel não tem academia? O fato de o hotel escolhido não ter academia não pode servir de desculpa para deixar o treino de lado. A dica da dupla de especialistas é fazer exercícios que envolvam o próprio peso do corpo - como flexões, abdominais e agachamentos -, para que não seja necessário carregar halteres consigo. Também vale levar um elástico próprio para exercícios, que é prático e permite uma série de exercícios. Cuidado apenas com a execução do exercício para evitar lesões. Vale pedir um treino para seu professor, considerando séries que não precisem do uso de aparelhos.
  4. A bicicleta pode ser uma boa alternativa para queimar calorias nas férias? "Além de ser uma ótima atividade física, andar de bicicleta é extremamente prazeroso. Você se diverte e gasta calorias simultaneamente", diz Jairo Diógenes. Como carregar uma bicicleta na bagagem não é nada prático, muitas cidades no mundo inteiro, inclusive no Brasil, contam com aluguel.
  5. Vale a pena fazer atividades físicas gratuitas oferecidas em algumas cidades turísticas?  Se o destino da viagem for o Brasil, pode comemorar: diversas cidades possuem unidades do SESC e SESI, que oferecem atividades gratuitas para os trabalhadores de indústria, comércio e outros conveniados. "Estes lugares costumam oferecer atividades monitoradas por profissionais de Educação Física. De caminhadas recreativas a hidroginástica, passando por esportes alternativos e atividades lúdicas, eles oferecem um espectro de atividades bastante diversificado", conta o treinador Jairo Diógenes. Além disso, existem parques públicos espalhados pelo país, que contam com aparelhos cujas instruções ficam coladas, para facilitar o uso.
  6. Brincar com as crianças pode ser uma boa alternativa: Se estamos falando de viagem a lazer, subir e descer escadas está longe de ser prazeroso nas suas férias. Por isso, junte-se às crianças para queimar calorias sem tédio. Brincar de pega-pega, pular corda, esconde-esconde, correr atrás da criança, jogar bola, ajudar a andar de bicicleta... ufa! Todas essas brincadeiras podem render uma ótima atividade física! "Para os adultos, a atividade fica ainda mais prazerosa por ser um momento de contato familiar diferenciado. E para as crianças, é um estímulo à prática de exercícios físicos", diz o treinador físico da Fitness Together.
  7. Qual outra opção pode virar uma forma de exercício físico? Faça uma caminhada nas férias enquanto conhece um lugar novo. "Mas nada de fazer uma caminhada leve demais, o exercício deve ser de moderado a intenso, para que surta efeito, além de um tempo considerável, como meia hora", conta Marcus Mattos. Não se esqueça também de caminhar usando roupas adequadas e se hidratando bem. Dependendo do condicionamento físico do praticante, uma caminhada leve pode gastar de 250 a 300 calorias. Uma alternativa também é, dependendo do destino da viagem, fazer uma trilha. "Além de conhecer um lugar novo, o exercício é intenso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário