domingo, 29 de dezembro de 2013

Terrenos

Cada pessoa costuma ter seu terreno preferido para praticar exercícios como caminhada ou corrida. Lugares que transmitem boas sensações são comumente escolhidos, aumentando a sensação de bem estar e motivando ainda mais à realização da atividade.

Como não poderia ser diferente, correr na praia é uma ótima opção de lazer. A areia serve como palco para a prática da corrida e pode trazer bons resultados, melhorando sua performance e aliando benefícios à sua saúde. Porém nem toda praia apresenta as condições ideais, por isso você deve ter atenção a respeito de alguns detalhes.
Foto: Reprodução/Tribo do Esporte
Antes de conferir nossas dicas, lembre-se da importância da hidratação e do aquecimento prévio, antes da atividade. Caso você escolha a praia para correr, é possível que não encontre sombra nos períodos durante o dia. Hidrate-se durante e após o treino.

Se estiver muito calor, aumente o consumo de água: beba a cada 10 minutos. Alongar após a prática também é bastante aconselhado por médicos e treinadores.

A areia

Para começar, atente-se à areia da praia escolhida. Como você já pode ter percebido na prática ou ouvido/lido em alguns lugares, correr na areia cansa bem mais, assim como desgasta mais os músculos que fazem toda a força necessária para a locomoção.

Uma possível inclinação, obstáculos (de riozinhos a lixo, infelizmente) e outras variáveis podem surgir durante o treino. Evite, portanto, praias muito inclinadas ou poluídas, nas quais o risco de acidentes e decorrentes lesões é grande.

No que diz respeito à consistência do piso na praia, leve em conta seu nível de performance: se é um iniciante ou está recomeçando a temporada de corridas, priorize a areia batida, onde não ocorrem muitos impactos em comparação ao asfalto; há pouco stress nas articulações.

Se você já é mais experiente ou treina há algum tempo, pratique na areia fofa, onde é exigida força específica devido à resistência extra gerada, que exige mais do praticante. “Isso gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida“, destaca Diogo Andrade, diretor técnico da Assessoria Esportiva Triação, em Salvador (BA).

A base do seu treinamento pode ainda ser combinada, caso você tenha acesso aos dois tipos de piso: alternar pode render ótimos resultados.

Protetor Solar

É imprescindível a utilização de protetor solar quando a prática for realizada durante o dia, mesmo em dias nublados. A longa exposição aos raios solares sem proteção pode causar problemas indesejados. Óculos e bonés também são indicados.
Tênis

Por mais que não combine, uma das principais dicas é que a corrida na areia seja feita com tênis. Como citamos anteriormente, estamos expostos a riscos como cacos de vidro, latinhas e outros objetos cortantes que podem machucar quando não vistos. “Se for correr descalço prefira o período da manhã quando geralmente a limpeza das praias é feita“, deixa claro Maximiliano, da EquipeStart.

Com esses cuidados, você pode praticar sua corrida com todo o prazer que o esporte proporciona. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário