segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sinais de inveja dos corredores





Por mais ingênuo que pareça algumas pessoas sempre encontram um motivo fútil para invejar alguém. Se o corredor possui uma forma invejável de correr, se possui uma roupa mais fresca (ou apenas a pessoa acredita que seja), atitudes melhores, horários de treinamento mais estruturados, ou sapatos chamativos. A inveja pode ser visto como um sentimento positivo - algo a se esforçar para se alcançar, ou pode ter um valor negativo - se comparar aos outros pode resultar em auto-imagem negativa ou trazer decepção e mais insegurança. Prefiro pensar nisso como um sentimento que pode nos levar ao crescimento quando bem trabalhado; como eu não conheço um único corredor - nem aqueles no topo da lista - que não tenha experimentado a inveja de um corredor em suas múltiplas formas. Se você não tem certeza de onde você pode se encaixar nas várias formas de sentir inveja alheia, aqui são algumas maneiras de saber se está experimentando inveja de um outro corredor.


Aparência

Compra os mesmos tênis, bermudas, sutiãs esportivos, headband, etc. A pessoa realmente acredita, em algum grau - admitindo ou não - que pode ajudá-lo a tornar-se mais rapidamente como o outro corredor, se a sua aparência for semelhante ou igual.

Barulhento
Você está de carro e para em um semáforo e imediatamente sente inveja de um corredor ao lado na rua também aguardando o sinal abrir. Sua inveja aumenta quando percebe que ele está com um cinto de hidratação - o que significa que ele é um corredor de longa distância, você sente uma vontade de abrir a janela e jogar algo nele, ao invés disso, abre a janela e pergunta o quanto a pessoa vai rodar.

Uma nova definição de beleza
Você vê uma foto de uma modelo magra e alta e pensa: "Legal!". Mas quando vê uma mulher transpirando em um top de ginástica, shorts de corrida, você pensa: "Nossa, essa mulher é muito bonita".

Inveja dos quilômetros.
Você normalmente pergunta a rodagem semanal ou diária de outros corredores - para que possa ter certeza que irá correr, pelo menos, o mesmo tempo ou possivelmente mais. Você também pergunta as rotinas de treinos, adicionando uns quilômetros a mais na sua rotina para que, em algum grau, se sinta melhor que aqueles que você conversou.

Fingindo 

Você se inscreve para uma corrida longa que ainda não tem capacidade de completar apenas porque o seu amigo irá correr, ou porque quer estrear a sua nova roupa de ginástica.


Comparando você mesmo com os profissionais.

Você assiste as corridas na TV e, honestamente pensa: "Com muito treino eu posso fazer isso." E, normalmente, você nunca o fará.

Fingindo suporte para um amigo

Um amigo faz um tempo melhor na corrida e, você sorri e o parabeniza mas o que realmente está pensando é: "Agora, eu preciso treinar mais para melhor o meu tempo e ser melhor".

A inveja é um sentimento humano que todos nós experimentamos uma vez ou outra, querendo ou não, simplesmente porque não somos perfeitos. Entretanto quando esses sentimentos surgirem devemos admitir para nós mesmo que ele apareceu e usá-lo para o nosso próprio bem-estar, como por exemplo, treinar mais ou trabalhar para perceber que esse sentimento não fará bem para nós mesmos se entrarmos nessa competição velada e sem sentido e, muito menos para nossos amigos próximos.

A ideia é fazer o melhor que podemos e evitar prejudicar os outros. Não tentar ser o melhor corredor do mundo e, sim, o melhor corredor que podemos ser, levando-se em conta toda nossa trajetória de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário